quarta-feira, 28 de maio de 2008

Maio 68

Andrea + Gil + Carlus

A imagem do filme Acroos the Universe e a arte espontânea dos pôsteres e das pichações de rua que definiram a estética visual e gráfica do movimento que abalou a Quinta República, serviram como inspiração para concepção gráfica do caderno de Maio de 68.



A Primeira Página da edição, com um quadro no formato de um "L" invertido, resgata a estética visual da edição especial.


Páginas internas do caderno Maio de 68





sexta-feira, 16 de maio de 2008

Trilogia do Sertão

Andrea + Gil

O caderno Chuvas do Sertão faz parte da mesma série do Mares e do Desertos do Sertão veiculados em 2007 no jornal O Povo. Os Mares do Sertão, ganhou o Prêmio Esso Nacional de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica. O Mares e o Desertos do Sertão, juntos, ganharam o Prêmio Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional - Edição 2007, os dois também em categoria nacional.

A concepção gráfica dos cadernos segue uma linguagem visual. Na cabeça das páginas, um elemento da natureza simboliza a temática do caderno. No Chuvas do Sertão uma folha com gotas d'água compõe a identidade.

Também criamos uma palheta de cores, verde e azul. Traduzindo o verde das plantas e o azul do céu em tempos de abundância. Os títulos, na fonte Ziggurat, nas cores verde e branco, são transparentes, para referenciar a água do sertão.

A edição de imagens não foi fácil. Era um suspiro a cada imagem. Então, elegemos uma grande foto para abrir nas páginas. Assim, cada página possui uma manchete visual que conota a grandeza do nosso sertão. A produção fotográfica é de Fco Fontenele e Sebastião Bisneto.

Como as imagens eram maravilhosas, escolher a capa não foi nada fácil. Chamamos a chefia de redação, os repórteres e a fotografia para essa difícil tarefa.




Alguns estudos de capas.