quinta-feira, 24 de julho de 2008

Olimpídas 2008 > Parte 2

Segundo dia do info, o dragão multicolorido começa a surgir.


terça-feira, 22 de julho de 2008

Olimpídas 2008 > Parte 1


O conceito gráfico surgiu de um elemento forte da cultura chinesa, o dragão, que esteticamente é puro design.

Trabalhamos os elementos da natureza: o ar, a terra, a água e o fogo. O designer Amaurício Cortez criou um dragão multicolorido que vai percorrer nossas páginas de cobertura das Olimpídas 2008.

O infográfico é um quebra-cabeça, cujas partes sairão às terças e quintas-feiras, durante três semanas no jornal O Povo. O leitor vai receber uma peça desse grande infográfico e juntando todas elas vamos visualizar o dragão multicolorido, com temas que percorrem histórias das Olimpíadas.

Créditos: Jornal O Povo > Andrea Araujo e Amaurício Cortez (Concepção e Edição de Arte); Cecília Andrade e Luciana Pimenta (infografia); Roberto Leite (texto); Paulo Rogério (edição de texto)

Mataram Lampião!?

"Seo Virgulino Ferreira,
conhecido Lampião,
Muito fala que é bandido
o Imperador do Sertão".
(autor desconhecido)

“28 de julho de 1938. Policiais alagoanos, sob comando do tenente João Bezerra, deram cabo do homem mais temido na história do sertão nordestino. Lampião caiu morto sem tempo para reagir. Maria bonita e mais nove cangaceiros também não escaparam do ataque surpresa. Setenta anos depois, poucos da época ainda vivem, a notícia ainda impressiona”. (Pedro Rocha)

A estética do Vida & Arte Cultura Especial, do último dia 20, foi concebida segundo os conceitos dos cotidianos riscados pelo do Rei do Sertão. Sabe-se que Lampião tinha regras, cultura e moda própria. As roupas, inspiradas em heróis e guerreiros, como Napoleão Bonaparte, eram desenhadas e confeccionadas pelo próprio cangaceiro. Os chapéus, as botas, as cartucheiras, os ornamentos em ouro e prata, mostram sua habilidade como artesão.

O couro é o elemento principal desse legado estético. A partir desse referencial, tomei emprestados ornamentos do chapéu do cangaço para criar as cabeças e a numeração das páginas.

Além do chapéu de Lampião, sua cartucheira, seu rifle e seus óculos serviram de referência editorial e gráfica nas oito páginas da edição. Persegui ainda a coloração do couro, a própria palheta de tons do agreste e do resgate do tempo decorrente. Optei pela aplicação de um marrom (sépia) nas fotos. Nas imagens, observem, há interferência de uma textura corroendo a mancha fotográfica para referenciar o resgate temporal. Na infogravura da capa, utilizei a mesma linguagem.

O diálogo com Lampião também vem pelo traço e texto do ilustrador Guabiras. Um primoroso infográfico de páginas duplas mostra o dia do massacre de parte do bando, com o passo a passo e as muitas versões sobre o ocorrido. Há ainda um mapa com a cronologia da vida do maior cangaceiro do Nordeste e um raio-x dos utensílios do cangaço.

Créditos: Jornal O Povo > Andrea Araujo(Concepção Gráfica); Andrea Araujo e Amaurício Cortez (Edição de Arte); Guabiras (infografia/textos); Luciana Pimenta (finalização da infografia); Pedro Rocha (texto); Emerson Maranhão (edição de texto)

A reportagem seguirá com páginas diárias sobre a história do cangaceiro.


O CONCEITO



A CAPA

OS NÚMEROS


OS ELEMENTOS

O PROJETO