sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Marinha sucateada

Ferrugem e ícones náuticos compõem a estética da marinha sucateada. Texturas de desgaste e oxidação também foram utilizados nas infografias, reforçando o conteúdo textual.

Os elementos

O projeto

Créditos > Jornal O POVO > Edição de Arte e Infogravura > Andrea Araujo; Infografia > Cecília Andrade

Ensaísta em verso e prosa

Créditos > Jornal O POVO > Andrea Araujo (edição de arte e layout da página) e Carlus Campos (ilustração)

Fortaleza inédita

Créditos >> Jornal O POVO > Concepção Gráfica e Edição de Arte > Andrea Araujo ; Infografia > Luciana Pimenta; Ilustrações > Guabiras

29 anos da Lei da Anistia



Créditos > Jornal O POVO > Edição de Arte e Concepção Gráfica > Andrea Araujo; Ilustração > Carlus Campos

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Caminhos Digitais

Mais um desafio! Mostrar que o Ceará terá um salto expressivo com a implantação do Cinturão Digital. Com essa nova tecnologio a área urbana terá acesso a serviços digitais de alta velocidade, que garantirá, por exemplo, educação à distância, telessaúde e a inclusão digital de grande parte da população.
Trabalhamos com legos, que são peças lúdicas e circuitos digitais sobrepostos as peças.








Créditos: Jornal O Povo > Andrea Araujo e Cecília Andrade (Concepção Gráfica)

sábado, 9 de agosto de 2008

Olimpídas 2008 > Parte 3, 4, 5 e 6

Surge o Dragão multicolorido!
Para refrescar a memória, esse trabalhado foi desenvolvido em 3 semanas. Todas as terças e quintas era veiculado uma parte do info no Gol do jornal O Povo. A idéia foi trazer para o nosso leitor um pouco da histórias das Olimpíadas. Cada edição trabalhamos uma temática. Também pensamos nas escolas, que poderiam formar um grande painel e discutir em sala de aula.
E fiquei muito feliz com a notícia, que vários professores acompanharam os infos em montaram o painel com os seus alunos!
O design cumpre a sua função. Ele é apenas uma imagem bonitinha. Design é informação!





Créditos: Jornal O Povo > Andrea Araujo e Amaurício Cortez (Concepção e Edição de Arte); Cecília Andrade e Luciana Pimenta (infografia); Roberto Leite (texto); Paulo Rogério (edição de texto)

Um mundo, um sonho

O Caderno Especial Gol - Pequim 2008, segue a mesma concepção gráfica do super infográfico criado para as Olimpídas.
Na cabeça da página utilizamos a estética das escamas do Dragão multicolorido e a mesma paleta de cores do info. As cores mudam conforme as páginas, remetendo a estética coloridado Dragão. As legentas das fotos princiapais encontra-se dentro de um círculo. Utilizamos este mesmo formato no infográfico, para enfatizar textos e personagens.







Créditos: Jornal O Povo > Andrea Araujo e Amaurício Cortez (Edição de Arte e Concepção Gráfica);Jonatan Andrade (Diagramação); Luciana Pimenta ( infografia).

Capas do Vida & Arte

Fazer a capa do Vida & Arte é sempre um enorme prazer. Com ilustrações do Carlus Campos é ainda melhor!




Capas criadas para o Vida & Arte Cultura, edição que circula aos domingos no jornal O Povo. A primeira capa foi a escolhida para ser veiculada.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O jornal como um conceito

O POVO é destaque hoje do blog do designer Mario Garcia, considerado mundialmente como o papa do design de notícias. Leia mais em seu blog http://garciamedia.com/blog

O Povo (Fortaleza, Brasil) – Os editores sabiam que algo tinha de mudar, que os leitores nesta cidade litorânea eram muito ocupados para ler uma página carregada de textos. Portanto, a nova capa do O Povo é como um mapa do jornal, demonstrando o que foi criado. Fotos grandes indicam o caminho. Não existe coisa pior do que conduzir uma história que todo mundo já ouviu; em vez disso, títulos, imagens e textos curtos se combinam para fornecer um panorama animador do que aconteceu no mundo naquele dia. Diz Rodrigo Fino, vice-presidente do Garcia Media e líder deste projeto: "No O Povo, evolução e inovação andam de mãos dadas. O Povo é um conceito mais do que um jornal. Nos seus esforços para realizar uma ligação com a comunidade a que serve, os editores estão sempre olhando para aquilo que fazem e como eles devem fazer. Temos trabalhado com O Povo por 10 anos, e o entusiasmo e a auto-análise do jornal são iguais aos do primeiro dia. E é importante notar que todos participam de todas as mudanças aqui: editorial, publicidade, circulação, produção. Trata-se de uma abordagem holística de como o produto é constantemente avaliado. Ele funciona."

Créditos >> Jornal O Povo >> Edição de Arte das capas >> Andrea Araujo, Amaurício Cortez e Gil Dicellie